Quais as causas da secura vaginal? – Ginix

Quais as causas da secura vaginal?

Quais as causas da secura vaginal?

A secura da zona íntima feminina é um problema frequente que pode dever-se a diferentes fatores (pós-parto, infeções urogenitais, cirurgias urogenitais, toma de alguns medicamento, causas psicológicas ou emocionais, etc.) e ocorrer em qualquer fase da vida da mulher, apesar de ser mais frequente nos períodos da pré-menopausa, menopausa e pós menopausa, devido à diminuição da produção de hormona sexuais femininas (estrogénios), responsáveis, entre outras funções pela manutenção do trofismo, da lubrificação e dos tónus muscular ao nível dos órgãos genitais. Esta diminuição da lubrificação natural em conjunto com outros fatores como a elevação do pH, também comum nesta fase da vida da mulher, podem levar a situações de secura vaginal extrema, com irritação, dor e ardor durante as relações sexuais e uma maior suscetibilidade às infeções.

A atrofia urogenital, com ou sem incontinência urinária, interfere com a atividade sexual da mulher e, com frequência diminui a líbido, aumenta a ansiedade, afeta a autoestima e o relacionamento conjugal.

A disfunção sexual feminina resulta de uma série de fatores, nomeadamente a diminuição do desejo sexual, a dificuldade em atingir o orgasmo ou as dores experimentadas durante as relações. Verifica-se que, em todos eles, a deficiente lubrificação da zona genital pode desempenhar um papel preponderante.